Meirelles diz que está cada vez mais claro que a retomada da economia ocorrerá

  • Por Estadão Conteúdo
  • 19/12/2016 13h56
Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante audiência pública da Comissão Especial sobre Novo Regime Fiscal (PEC 241/16), na Câmara dos Deputados (Marcelo Camargo/Agência Brasil)Para Henrique Meirelles

Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, “está cada vez mais claro que a retomada da economia ocorrerá”. Segundo o ministro, “a expectativa é que o Brasil já trabalhe com um crescimento no primeiro trimestre de 2017”, como afirmou após participar de evento da Receita Federal, na Ilha Fiscal, no Rio.

Ele admite que “o crescimento médio do ano está, de fato, num patamar baixo”, o que, em sua opinião, explica a revisão do PIB de 2017 por analistas de mercado, como divulgado nesta segunda-feira, 19, no Boletim Focus do Banco Central. 

“O mercado está revisando um pouquinho para baixo, mas é muito em função dessa queda pronunciada do PIB neste ano. Essas publicações de PIB são uma média de 2017 contra a média de 2016, e como 2016 caiu muito, quando começa o crescimento em 2017, começa sobre uma base mais baixa”, afirmou o ministro, complementando que a previsão para o último trimestre de 2017, comparada a igual período deste ano, é que o PIB cresça 2%.

“Portanto isso é o que vai ser percebido, em outras palavras, pela população brasileira, a melhora na margem, a melhora trimestre a trimestre, chegando ao final do ano já com um crescimento importante”, disse Meirelles.