Meirelles: Governo estuda aposentadoria aos 65 anos para homens e mulheres

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2016 22h00
Brasília - O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante entrevista coletiva.( Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil - 13/05/16 Henrique Meirelles concede primeira entrevista coletiva como ministro da Fazenda - ABR

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles afirmou que a idade mínima de 65 anos para aposentadoria “aparentemente” deve ser a norma adotada no País.

A mesma regra pode valer para homens e mulheres, apesar de, historicamente, as mulheres se aposentarem mais cedo.

O ministro também questionou o conceito de direito adquirido e defendeu que a reforma da Previdência inclua trabalhadores atuais que ainda não contribuíram por 35 anos.

Em entrevista ao SBT, Meirelles afirmou que o Governo estuda manter as regras iguais para homens e mulheres, mas que ainda não há nada definido.

Hoje, o trabalhador que se aposenta pela idade precisa ter no mínimo 60 anos, se for mulher, ou 65, se for homem. Já as outras modalidades de aposentadoria não estabelecem idade mínima. Po exemplo, a fórmula 85/95 soma idade e tempo de contribuição. Uma reforma da Previdência proporia a criação de uma idade mínima para as outras modalidades.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.