Membro da Otan morre em ataque suicida em Cabul
(Atualiza com confirmação que o homem morto é funcionário da Otan)
Cabul, 26 fev (EFE).- Um soldado da missão da Otan no Afeganistão morreu nesta quinta-feira em Cabul, em um atentado suicida no qual outra pessoa ficou ferida, após o ataque contra um veículo turco, informaram à Agência Efe fontes oficiais.
O porta-voz da Otan no Afeganistão Justin K. Hadley confirmou à Efe que “um comboio turco foi atacado esta manhã em Cabul, houve uma vítima, um membro da coalizão morreu”.
Como costuma ser habitual, o porta-voz da aliança recusou dar detalhes sobre a vítima, algo que deixa nas mãos dos governos dos países que integram a operação.
O porta-voz da Polícia de Cabul, Hashmat Stanekzai, tinha dito anteriormente que o suicida jogou o veículo que dirigia cheio de explosivos contra um automóvel com estrangeiros em frente à Embaixada do Irã em Cabul, próxima à delegação turca.
“O alvo era um veículo da Embaixada turca, uma pessoa foi ferida e outra morreu”, disse à Efe a fonte, assinalando que a primeira informação que tinha era que o morto era o motorista do automóvel.
O vice-ministro de Interior, Ayub Salangi, confirmou no lugar do ataque o balanço de um morto e um ferido, embora sem revelar a nacionalidade das vítimas.
O porta-voz talibã Zabihullah Mujahid reivindicou a autoria do atentado por parte desse grupo, afirmando que um “comboio estrangeiro tinha sido atacado com um carro-bomba causando grandes baixas”.
Nenhum porta-voz da Embaixada turca pôde ser contatado pela Efe imediatamente após o atentado.
Os atentados na capital afegã contra a Otan, assim como contra alvos diplomáticos e organizações estrangeiras vêm se repetindo nos últimos meses. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.