Membros das Forças de Segurança iraquianas são assassinados em vários ataques

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2014 07h06

Bagdá, 19 jan (EFE).- Pelo menos seis membros das Forças de Segurança iraquianas morreram neste domingo e outros cinco ficaram feridos em diferentes ataques no país, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério do Interior iraquiano.

A fonte acrescentou que um grupo de homens armados, vestidos com o uniforme do Exército iraquiano, entrou em um posto de controle das forças do Conselho de Salvação (milícias sunitas pró-governo) na cidade de Abdel Hamid, 15 quilômetros ao nordeste de Baquba, capital provincial de Diyala, ao nordeste de Bagdá.

Os homens armados, que viajavam em veículos militares, dispararam contra quem se encontrava no posto de controle e mataram o responsável do Conselho de Salvação nessa cidade, Mahdi al Saaidi, um de seus filhos e outros três membros do Conselho de Salvação.

As tribos iraquianas nas províncias sunitas fundaram os Conselhos de Salvação com apoio das forças americanas na segunda metade do ano 2006 para enfrentar os ataques dos grupos armados da organização terrorista Al Qaeda.

Além disso, um membro do Exército iraquiano morreu e outros três ficaram feridos em um ataque armado contra o carro no qual viajavam as vítimas no povoado de Al Hajej, 30 quilômetros ao norte da cidade de Tikrit, no centro da província de Salaheddin, ao norte de Bagdá.

A fonte acrescentou que dois civis foram gravemente feridos por causa dos disparos de homens armados na região de Al Khales, 20 quilômetros ao norte de Baquba.

O Iraque sofre uma alta da violência sectária e dos atentados terroristas, que causaram em 2013 a morte de 8.868 pessoas, das quais 7.818 eram civis, segundo números da ONU. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.