Meninas libertadas na Nigéria não são as sequestradas em Chibok, diz exército

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 20h51

Lagos, 29 abr (EFE).- Entre as 200 jovens que eram reféns do grupo radical islâmico Boko Haram e foram libertadas nesta terça-feira pelo exército da Nigéria, nenhuma tinha sido sequestrada em Chibok, onde há um ano os jihadistas raptaram mais de 270 meninas, informou o coronel Sani Usman.

As Forças Armadas chegaram a esta conclusão após um primeiro processo de identificação das 200 meninas e 93 mulheres resgatadas hoje em uma operação militar no estado de Borno.

Desde o momento em que foi anunciada a libertação das garotas, há poucas horas, a primeira especulação é de que se tratariam das estudantes que foram raptadas em uma escola de Chibok em 14 de abril de 2014.

Segundo dados da Anistia Internacional, pelo menos duas mil mulheres foram sequestradas pelo Boko Haram desde o começo do ano passado.

Na operação de hoje, o exército nigeriano desmantelou três acampamentos do grupo insurgente na floresta de Sambisa, que é duas vezes maior que o território da Bélgica.

Desde o lançamento em 14 de fevereiro de uma ofensiva conjunta com tropas de Camarões, Chade e Níger, as Forças Armadas nigerianas obtiveram notáveis sucessos, como a libertação de 60 cidades ocupadas pelos islamitas em três estados do norte do país.

Fontes militares asseguram que a incursão na floresta de Sambisa, principal refúgio dos jihadistas, poderia ser o ápice desta ofensiva.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.