Mercado aumenta previsão de inflação e reduz expectativa de crescimento
Brasília, 16 mar (EFE).- Os analistas dos bancos privados consultados semanalmente pelo Banco Central aumentaram a previsão da taxa de inflação e reduziram a de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira.
Segundo o Boletim Focus, a inflação terminará em 2015 em 7,93%, acima do teto máximo de 6,5% estipulado pelo governo. Há uma semana, os analistas projetavam um inflação de 7,77%.
Para o avanço da taxa de inflação, os analistas consideraram que os chamados “preços administrados”, regulados pelo governo, como combustíveis e energia, subirão neste ano 12%. Há uma semana a expectativa era de um avanço de 11,18%.
Sobre o crescimento da economia, os analistas indicam um encolhimento de 0,78% em 2015, contra o 0,66% previsto há uma semana.
O do PIB de 2014 será anunciado oficialmente em 27 de março e, segundo índices prévios, espera-se uma queda próxima a 0,15%, o que seria a primeira contração da maior economia da América Latina desde 2009. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.