Mercosul assina acordo contra exploração sexual infantil no turismo

  • Por Agencia EFE
  • 16/06/2015 19h44

Redação Central, 16 jun (EFE).- Os representantes de governos reunidos na 15ª Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul assinaram nesta terça-feira em Foz do Iguaçu, no Paraná, um acordo para que todos os países do bloco “combatam a exploração sexual de crianças e adolescentes”, informou à Agência Efe o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamín Liberoff.

Ontem, a prevenção à exploração sexual infantil no turismo já tinha sido debatida durante a 59ª Reunião especializada de Turismo, evento paralelo que acontece na mesma cidade. Na ocasião, o coordenador-geral de proteção à infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, falou sobre as experiências da do órgão para o tema e apresentou as ações do programa Turismo Sustentável e Infância, entre elas seminários sensibilização nos principais destinos turísticos do país, divulgação da campanha nacional “Proteja, Não Desvie o Olhar” e de informações de prevenção à exploração sexual, através de cartilhas entregues aos profissionais do setor.

De acordo com o vice-ministro de Turismo uruguaio, entre os seis pontos estipulados hoje, a iniciativa de integrar os circuitos da rota jesuítica dos países do bloco a partir de um encontro marcado para o outubro próximo no Paraguai foi um dos destaques.

“Ficou marcada uma reunião para outubro com o objetivo de impulsionar circuitos integrados, em particular da rota jesuítica, além de outras atividades na tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai) e na fronteira entre Brasil e Uruguai”, afirmou.

Por sua vez, o ministro de Turismo brasileiro, Henrique Eduardo Alves, chamou a atenção para a ideia de transformar a região da tríplice fronteira em um centro de compras alternativo a Miami, com a possibilidade de ampliar o limite gasto na viagem de US$ 300 a US$ 500, valor já praticado para as demais viagens ao exterior.

De acordo com Liberoff, os representantes dos países também acertaram estabelecer um plano unificado de estatísticas turísticas, e para isso participarão, no fim de junho, de uma capacitação específica para modernizar as metodologias.

Outro enfoque foi a divulgação do turismo regional aos mercados distantes, particularmente o Japão, que também foi tema de uma reunião técnica ontem. Nesse sentido, um comunicado da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai informou que a reunião de ontem “teve foco nas ações conjuntas para a captação de 17 milhões de turistas japoneses que viajam anualmente e veem a Europa como um mercado saturado e buscam destinos onde podem encontrar ecoturismo e aventura”.

Liberoff informou que além dos países que formam o bloco, participaram do encontro representantes do Chile, um dos associados sem a condição de membro, que assinou um acordo bilateral com o Uruguai sobre os turismos social e de acessibilidade.

Entre outras estratégias consolidadas de cooperação bilateral, o vice-ministro do Uruguai destacou planos de ação conjunta entre universidades de seu país e a Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, e onde 87 uruguaios estudam. EFE

pab/cdr/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.