Mercosul reitera compromisso de trocar ofertas com UE no fim do ano

  • Por Agencia EFE
  • 17/07/2015 17h06

Brasília, 17 jul (EFE).- O Mercosul reiterou nesta sexta-feira seu compromisso de trocar suas primeiras ofertas de acesso aos mercados com a União Europeia no último trimestre deste ano, primeira etapa para o acordo de associação negociado entre os blocos.

Esta é uma das principais decisões estipuladas hoje durante a cúpula semestral do Mercosul, realizada em Brasília, detalhou a presidente Dilma Rousseff.

Dilma disse que o Mercosul deseja materializar um “amplo acordo comercial” com seus parceiros europeus e também deseja avançar em contatos com outros países para negociar acordos comerciais, entre os quais citou a Coreia do Sul e a Tunísia, e destacou que o bloco avançou no diálogo com a Aliança do Pacífico.

O Mercosul, bloco integrado por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, assinou a adesão da Bolívia e, segundo Dilma, os países-membros se comprometeram a “acelerar os trâmites” para que a incorporação do país andino seja plena.

Segundo a presidente, o Mercosul definiu “perseguir” o objetivo da união aduaneira, que significaria a redução de barreiras ao comércio entre os países do bloco, ao mesmo tempo em que garantiria haver “suficiente grau de manobra para que os países possam enfrentar a conjuntura atual”.

O bloco também definiu a renovação do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), que financia obras em diversas áreas nos países do bloco, por um período de mais dez anos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.