Mergulhador morre durante resgate de corpos em balsa na Coreia do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 06/05/2014 00h37

Seul, 6 mai (EFE).- Um dos mergulhadores que participam dos trabalhos de busca na balsa naufragada Sewol, na Coreia do Sul, morreu nesta terça-feira após perder a consciência durante um mergulho à procura dos corpos dos 40 desaparecidos que ainda podem estar dentro da embarcação.

O mergulhador, identificado como um homem de 53 anos e de sobrenome Lee, foi transferido para um hospital na cidade de Mokpo, no sudoeste do país, por volta das 7h locais (19h de Brasília da segunda-feira) onde morreu pouco depois, informou a agência “Yonhap”.

Lee, que perdeu a consciência quando estava a cerca de 25 metros de profundidade, trabalhava para a empresa privada Undine Marine Industries, especializada em trabalhos de engenharia e resgates marítimos.

A Guarda Costeira anunciou, após a morte do resgatista, que tinha interrompido temporariamente todos os trabalhos na embarcação naufragada devido ao incidente.

As equipes de resgate, formadas por mergulhadores da Marinha, da Guarda Costeira da Coreia do Sul e civis, completam hoje o 21º dia de buscas das vítimas dentro da balsa em meio a difíceis condições climatológicas, com fortes ventos e marés.

O número de mortes confirmadas no naufrágio chega a 262, enquanto 40 passageiros ainda estão desaparecidos.

A balsa, que fazia a rota entre a cidade de Incheon – ao oeste da capital Seul – e a ilha de Jeju, naufragou com 476 pessoas a bordo, 325 delas estudantes de ensino médio de um instituto da cidade de Ansan, ao sul da capital.

Apenas 174 pessoas, entre elas grande parte da tripulação, foram resgatadas, o que deixa o número total de mortos e desaparecidos em 302.

À espera dos resultados definitivos da investigação, acredita-se que o Sewol virou após uma manobra brusca que deslocou sua carga para um dos lados da embarcação, o que acabou desequilibrando a mesma. EFE

aaf-raa/rpr

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.