Merkel afirma que Rússia continua sendo membro do G8
Berlim, 18 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, insistiu nesta terça-feira na “ilegalidade” do referendo da Crimeia, ao mesmo tempo em que afirmou que a Rússia continua sendo membro do G8 e unicamente ficaram suspensos os preparativos para a inicialmente prevista cúpula de Sochi.
“Não foi adotada nenhuma decisão a respeito”, respondeu Merkel, em um comparecimento junto ao primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, a uma pergunta sobre a suposta iminente expulsão da Rússia do G8.
“Os preparativos para a cúpula do G8 foram suspensos. Fora isso, não há novidades no estado dessa questão”, disse a chanceler.
A revista “Der Spiegel” informou no sábado dos supostos preparativos entre as sete potências -o G7- para a expulsão da Rússia e a convocação de uma cúpula em Londres, como alternativa à inicialmente prevista em Sochi.
A chanceler insistiu em sua consideração de que o referendo da Crimeia foi “ilegal”, do ponto de vista do direito internacional, mas também em que mantém aberta a via do diálogo com Moscou porque a diplomacia é “a única solução possível”.
As declarações de Merkel ocorrem pouco depois que o presidente russo, Vladimir Putin, deu o sinal verde à minuta de um tratado para a incorporação da Crimeia na Federação Rússia, em uma resolução publicada no portal oficial russo de informação jurídica. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.