Merkel ameaça novas punições à Rússia caso conflito na Ucrânia aumente
Berlim, 5 abr (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, reiterou neste sábado sua advertência ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, de ditar novas punições contra o páis caso haja uma intensificação no conflito da Ucrânia.
“Não se deixe enganar. Acima de nossas diferenças, a Europa dará uma resposta única”, afirmou a chanceler em reunião da União Democrata-Cristã (CDU), presidida por ela e que está centrada no programa eleitoral para as próximas eleições europeias.
Merkel abordou dessa forma a possibilidade de ditar punições econômicas contra Moscou, tal como veio defendendo o governo de Berlim, se houver uma extensão do conflito após a anexação da península da Crimeia.
Ao mesmo tempo, a chanceler disse diante dos delegados que ninguém na Europa quer fechar as portas ao diálogo com a Rússia. No entanto, ela lamentou que “da linha da intensa cooperação” entre a Rússia e o Ocidente se tenha passado para “as reivindicações territoriais”, em um momento em que a população ucraniana aspira uma maior aproximação à Europa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.