Merkel aposta que R.Unido continue na UE
Berlim, 29 mai (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, apostou nesta sexta-feira que o Reino Unido permaneça na União Europeia (UE) e se mostrou disposta a dialogar sobre as reformas que quer promover o primeiro-ministro britânico, David Cameron, de forma aberta e “construtiva”.
Em entrevista coletiva em Berlim após uma reunião na qual Cameron lhe apresentou suas propostas, Merkel se mostrou otimista e apostou no começo de uma negociação sobre os conteúdos, sem rejeitar de antemão uma eventual reforma dos tratados.
“Quando há vontade se encontra o caminho”, disse a chanceler, embora tenha lembrado que há “linhas vermelhas” como o mercado único e a liberdade de circulação.
“Não há uma solução mágica nem rápida, mas se há vontade, se encontra o caminho”, reiterou Cameron, convencido de que “a UE estará melhor com o Reino Unido dentro e os interesses do Reino Unidos serão defendidos melhor no seio de uma UE reformada”.
Com suas propostas de reforma para a UE, Cameron quer convencer seus concidadãos que o país deve continuar como membro do grupo, um objetivo compartilhado por Merkel.
O povo britânico e que vai decidir, admitiu a chanceler, mas Berlim tem a “clara esperança” de que o Reino Unido continue sendo “uma peça central” da UE, para cujo bem-estar e crescimento econômico contribui.
Segundo sua opinião, haverá pontos de “fácil acordo” com Londres, como a redução da burocracia, e outros que exigirão negociações mais longas, como os planos para evitar que a livre circulação se traduza em abusos das ajudas sociais em alguns países.
Nem a chanceler nem o primeiro-ministro do Reino Unido consideraram um problema falar de uma Europa de duas velocidades, porque, destacaram, de fato já existe e, como exemplo, lembraram que nem todos os países fazem parte do espaço Schengen nem compartilham a moeda única. EFE
nl-egw/ma
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.