Merkel avalia papel do rei Juan Carlos na transição democrática da Espanha
Berlim, 2 jun (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, destacou nesta segunda-feira o “muito importante” papel do rei Juan Carlos I na transição democrática da Espanha e sua “incrível contribuição” às relações bilaterais com seu país.
A chefe do governo alemão se pronunciou ao ser questionada pelos jornalistas em meio ao comparecimento público realizado na Chancelaria após sua reunião com o primeiro-ministro da Geórgia, Irakli Garibashvili. A notícia da abdicação do monarca espanhol foi anunciada pouco antes pelo chefe de governo da Espanha, Mariano Rajoy.
O rei teve “um papel muito importante na transição da Espanha à democracia” e realizou uma “incrível contribuição” para a melhora das relações bilaterais entre Berlim e Madri.
Merkel assinalou que mantinha frequentes conversas com Juan Carlos, intercâmbios que, segundo a chanceler alemã, eram “profundos” e “construtivos”.
Pouco antes, o porta-voz do Executivo alemão, Steffen Seibert, assinalou que a chanceler tem “um grande apreço pessoal” pelo monarca espanhol.
Em um breve discurso, realizado às 5h30 (de Brasília), o chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, anunciou a decisão do rei de abdicar em nome de seu filho Felipe. Pouco mais tarde, às 8h (de Brasília), Juan Carlos realizou um pronunciamento para argumentar suas motivações para deixar o trono espanhol. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.