Merkel conversa com Poroshenko sobre supostas provisões russas a separatistas
Berlim, 16 ago (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, abordou neste sábado em uma conversa por telefone com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, as supostas provisões de blindados russos aos separatistas do leste da Ucrânia, perante a reunião que manterão amanhã em Berlim os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França.
Conforme informou o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, ambos concordaram com a necessidade de Moscou aclarar o processo, depois que os próprios rebeldes pró-Rússia afirmaram ter recebido reforços desde território russo. A conversa de hoje segue a linha da mantida ontem entre Merkel e o presidente Vladimir Putin, em que a chanceler novamente pressionou o líder russo a contribuir à distensão do conflito.
O ministro das Relações Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, convocou para amanhã seus colegas russo, Sergei Lavrov; o ucraniano, Pavlo Klimkin; e o francês, Laurent Fabius, para uma reunião em Berlim na busca de uma solução política ao conflito.
A reunião na capital alemã seguirá previsivelmente o formato da mantida em julho, também iniciativa do ministro alemão e com os mesmos participantes, em que ficou fechado os chamados “Acordos de Berlim” destinados a conseguir uma trégua duradoura na Ucrânia, como primeiro passo rumo a uma solução do conflito.
Naquela ocasião, Lavrov e Klimkin se comprometeram a trabalhar conjuntamente para conseguir uma distensão e alcançar um cessar-fogo duradouro respeitado por todas as partes envolvidas. Já Steinmeier e Fabius admitiram que, até que fosse formalizada essa trégua, seria preciso dar muitos passos, ao tempo que insistiam em que a declaração final refletia apenas um “princípio de acordo”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.