Merkel diz que é preciso criar crescimento, mas com medidas adequadas

  • Por Agencia EFE
  • 22/01/2015 13h28

Davos (Suíça), 22 jan (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, comentou nesta quinta-feira em discurso no Fórum Econômico Mundial o plano de compra de dívida aprovado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE), destacando que é uma entidade independente, mas que não se deve esquecer que é preciso impulsionar o crescimento com medidas adequadas.

Merkel afirmou que “raras vezes há soluções em branco e preto”, e que não causou estranhamento haver discussões no seio do BCE sobre a aplicação de novos estímulos monetários.

Merkel insistiu que o BCE é independente e que a Europa deve ser mais competitiva.

Nesse sentido, a chanceler alemã destacou que Espanha, Irlanda, Portugal e, em parte, também a Grécia “são exemplos de reformas de valor”.

Para ela, atualmente não existe um problema de liquidez nos mercados.

O BCE aprovou hoje as compras combinadas de dívidas públicas e privadas no valor de 60 bilhões de euros ao mês a partir de março de 2015, de acordo com a parcela de capital de cada país na entidade, através de seu banco central nacional.

A entidade monetária levará a cabo as compras até finais de setembro de 2016.

O BCE comprará bônus com qualificação de investimento / inversão no mercado secundário emitidos por governos da zona do euro, agências e instituições europeias. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.