Merkel diz que há trabalho intenso para conseguir acordo com a Grécia
Berlim, 3 jun (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que Alemanha e França trabalham “intensamente” na busca por uma solução, dentro do prazo previsto, à crise da Grécia e lembrou que, para que isso seja possível, Atenas deve conseguir um acordo com as instituições envolvidas.
“O trabalhando está sendo feito com toda a pressão”, respondeu Merkel a uma pergunta sobre esta questão, durante seu comparecimento conjunto com o presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, em visita oficial a Berlim.
Segundo ela, Atenas deve conseguir um acordo com as três instituições internacionais – Banco Central Europeu (BCE), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Comissão Europeia (CE) – para que a partir daí o Eurogrupo tome sua decisão.
Antes do discurso da chanceler, o porta-voz do Ministério de Finanças alemão, Martin Jäger, expressou ceticismo com relação à proposta apresentada “praticamente da noite para o dia”, embora tenha dito que é “difícil” comentar a lista de reformas, pois ainda não a conhece.
“A impressão que se cria é que esta lista não será a última solução ao problema. Possivelmente não responderá às exigências. A proposta chega de surpresa depois de o governo grego passar meses sem apresentar nada”, disse.
O porta-voz disse que a proposta das três instituições “levará em conta o apresentado até agora pelos gregos”, e é para o governo alemão fundamental para as conversas.
“Não se trata de não escutar a voz da Grécia a este respeito. Se trata de conseguir um resultado amplo que ambas as partes aceitem”, ressaltou Jäger. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.