Merkel e Cameron se recusam a comparar referendo na Crimeia com caso escocês

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2014 16h03

Bruxelas, 6 mar (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, rejeitaram nesta quinta-feira qualquer comparação entre o referendo convocado pelo parlamento da Crimeia para incorporar este território autonômo ucraniano à Rússia com a consulta de independência da Escócia do Reino Unido.

“O referendo escocês se realizará após a autorização e a negociação com o governo e o parlamento britânico. Neste caso acontecerá com uma decisão unilateral de um parlamento local que não consultou o executivo central em Kiev”, ressaltou Merkel na entrevista coletiva logo depois da cúpula europeia.

“Em processo como o que vimos na Escócia e no Reino Unido, onde se fixou em um acordo mútuo um referendo, não tenho nada contra (a consulta) mas isto é outra coisa”, acrescentou.

O referendo escocês acontecerá em 18 de setembro após longas conversas entre as forças políticas das partes e o da Crimeia em 16 de março sem discussão alguma com Kiev, lembrou a chanceler alemã.

Enquanto os líderes da União Europeia (UE) estavam reunidos em Bruxelas para abordar a crise ucraniana, o parlamento da Crimeia aprovou a incorporação desta autonomia ucraniana à Rússia e convocou um referendo para ratificar a decisão.

Da mesma forma que na consulta da Escócia, Merkel rejeitou comparar o caso da Crimeia com a independência do Kosovo.

“O caso do Kosovo foi precedido um longo processo internacional em que foram analisadas várias vezes as mais diferentes opções de negociação”, lembrou a chanceler alemã.

“Neste caso se trata de um referendo convocado sobre uma base (legal e constitucional) que nem sequer existe”, recalcou Merkel.

“A pretensão do parlamento e do governo pró-russo da Crimeia de conseguir em dez dias uma base de opinião (na população) não tem, na minha opinião, absolutamente nada a ver com uma preparação razoável de eleições ou de uma consulta”, indicou.

Além disso, acrescentou, se estão corretas as informações que afirmam que a Crimeia qualificou as tropas ucranianas de “ocupantes” e que teriam de se transformar em cidadãos russos ou abandonar a república autônoma ucraniana, “significaria se antecipar ao possível resultado do que chamam de referendo”.

“Que isso é contrário a todas as concepções democráticas está claro”, assinalou.

Também Cameron qualificou a decisão do parlamento da Crimeia de um “passo importante na direção equivocada”.

“O governo da Ucrânia deixou claro que um referendo seria ilegal e hoje os líderes europeus respaldaram sua posição”, continuou Cameron, que lembrou que no caso escocês transmitiu claramente as autoridades que a consulta deve ser “decisiva, justa e, principalmente, legal”.

“Por isso tomamos ações no parlamento britânico para garantir que o referendo teria bases legais equilibradas, e esta é a maneira correta de proceder, não como estão passando as coisas na Crimeia”, destacou.EFE

cai-mtm/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.