Merkel e Hollande chegam a Moscou para apresentar a Putin seu plano de paz
Moscou, 6 fev (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel e o chefe de Estado francês, François Hollande, chegaram nesta sexta-feira à Rússia para apresentar um plano de paz ao presidente, Vladimir Putin, que ponha fim à guerra na Ucrânia.
Merkel chegou a Moscou procedente da Alemanha, aonde tinha retornado ontem à noite após visitar Kiev com Hollande para apresentar a mesma proposta de paz ao presidente ucraniano, Petro Poroshenko.
O avião da chanceler alemã aterrissou no aeroporto Vnukovo 2 da capital russa, e poucos minutos depois o do presidente da França.
Após sua chegada, ambos foram diretamente ao Kremlin, onde acontecem as negociações com Putin.
Antes de voar para Moscou, Hollande disse que a viagem busca fechar “um acordo global” sobre o conflito ucraniano.
“Todo o mundo está consciente que o primeiro passo deve ser o cessar-fogo, mas que isto não pode ser suficiente e que é preciso buscar um acordo global”, assinalou.
Merkel, por sua vez, assegurou em Berlim que “nunca” negociará “pelas costas” da Ucrânia sobre sua integridade territorial, repercutindo algumas informações que apontam que a única solução para o conflito seria ceder aos rebeldes pró-Rússia o território que controlam no leste da Ucrânia.
Nesse sentido, o jornal russo “Kommersant” traz hoje, citando fontes diplomáticas, que a proposta de paz “poderia tentar conseguir o cessar-fogo com a condição de reconhecer a nova linha de separação, que não coincide com a estipulada pelos acordos de Minsk de setembro”.
Isso se refere a que tal linha mudou a favor das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk – as duas regiões sublevadas contra Kiev – depois da forte ofensiva bélica lançada pelos rebeldes pró-Rússia em janeiro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.