Merkel não vê razão para cúpula extraordinária antes do referendo grego

  • Por Agencia EFE
  • 29/06/2015 12h04

Berlim, 29 jun (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou nesta segunda-feira que não há “nenhuma razão de peso” para convocar uma nova cúpula europeia extraordinária e assumiu que “com segurança” os chefes de Estado e do governo da UE se reunirão após o referendo grego.

Em entrevista coletiva na sede da Chancelaria após manter um encontro com os líderes dos principais partidos alemães para analisar a crise grega, Merkel disse que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, não enviou nenhum convite para uma cúpula.

Após ressaltar que os líderes europeus devem ser “muito cidadãos com as mensagens” que enviam, Merkel recalcou que a situação não mudou desde a ruptura das negociações entre Grécia e as instituições credoras, perante o anúncio de Atenas de que convocaria um referendo sobre o programa de reformas exigido.

“Sempre estou disposta a atender um convite, mas não vejo neste momento nenhum motivo de peso para uma cúpula”, disse Merkel antes de precisar que poderia ocorrer uma reunião “em qualquer momento” se mudarem as circunstâncias. “Em todo caso, haverá uma reunião depois do referendo”, disse a chanceler alemã. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.