Merkel pede que Putin colabore para promover o diálogo na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 29/01/2014 17h17

Berlim, 29 jan (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, falou nesta quarta-feira por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, e pediu que ele colabore para promover “um diálogo construtivo” entre o Governo ucraniano e a oposição.

“Não se deve voltar à violência. A Ucrânia necessita de novo e de forma urgente de um Governo capaz de atuar. Todas as partes devem assumir sua responsabilidade na estabilização do país e na proteção dos direitos dos cidadãos”, disse Merkel a Putin, segundo informou em comunicado o Governo alemão.

À margem da crise ucraniana, ambos os dirigentes analisaram a reunião que aconteceu ontem em Bruxelas entre Putin e os responsáveis das instituições europeias.

Apesar de na reunião ficar evidente as diferenças entre a UE e Rússia sobre a Associação Oriental que promove o bloco europeu para estreitar relações com a Ucrânia e outras repúblicas ex-soviéticas, Merkel celebrou hoje que ambas as partes se comprometeram tentar resolver os mal-entendidos.

Segundo o Governo alemão, tanto Rússia como a UE coincidiram ontem em que o alvo do futuro é a criação de um espaço econômico comum, desde o Atlântico até o Pacífico. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.