Merkel responde perguntas de blogueiro e seguidores em entrevista no YouTube
Berlim, 13 jul (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, se submeteu a uma inédita entrevista de 30 minutos com um popular blogueiro alemão, LeFloid, e respondeu às mais diversas perguntas formuladas pelo jovem, reunidas por ele por seus seguidores através do YouTube.
Racismo, nacionalismo, casamento homossexual, legalização da maconha ou como deve ser o futuro tratado de livre-comércio entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos foram algumas das questões do entrevistador a Merkel, em entrevista publicada hoje no YouTube.
Vestida com um de seus tradicionais conjuntinhos de blazer e calça, frente a frente com seu entrevistador na mesma sala em que costuma receber as visitas de Estado, a chanceler respondeu tudo o que LeFloid, com seu também habitual boné, perguntou.
LeFloid, de 27 anos, cujo nome real é Florian Mundt, tem mais de 2,5 milhões de seguidores e seu canal no YouTube é um dos mais visitados da Alemanha.
A entrevista foi gravada sexta-feira, por isso não inclui perguntas relativas ao complexo acordo entre a Grécia e seus parceiros da zona do euro fechado hoje, mas houve questões genéricas sobre quanta energia sobrava a Merkel ao voltar para casa após cúpulas centradas em conflitos como o da Ucrânia, ou sobre a crise grega.
“Às vezes me alegro de ter um sábado livre. Cuidar do jardim, cozinhar…”, respondeu Merkel, para acrescentar em seguida que isso não equivale a se sentir “esgotada” pelo exercício do poder.
LeFloid perguntou a opinião pessoal da chanceler sobre o casamento gay, que ainda não é permitido na Alemanha, e que a sua grande coalizão – formada por conservadores e social-democratas – não cogita apresentar nesta legislatura.
“Sou a favor do registro como casais de fato. Pessoalmente, casamento implica a convivência entre um homem e uma mulher”, disse, mas que isso não significa que não se deva lutar, como diz que seu governo faz, contra qualquer tipo de discriminação a homossexuais.
Todas as perguntas feitas na entrevista foram formuladas por seguidores de LeFloid, que adotou um tom de respeitosa cumplicidade com Merkel.
Alguns dos vídeos postados por LeFloid, que costuma publicar músicas e comentários, já alcançaram três milhões de visualizações, e esse número deve ser alcançado também pela entrevista, que foi divulgada pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, em sua conta no Twitter. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.