Angela Merkel sofre acidente de esqui e suspende agenda por três semanas

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 09h19

Chanceler alemã Angela Merkel durante discurso de fim de ano EFE Chanceler alemã Angela Merkel

Berlim, 6 jan (EFE).- A chanceler alemã, Angela Merkel, sofreu um acidente quando praticava esqui cross-country na Suíça e fraturou o anel pélvico, o que a obrigará a suspender boa parte de suas funções durante as próximas três semanas.

Merkel teve “uma contusão grave associada a uma fratura incompleta no anel pélvico posterior esquerdo”, informou nesta segunda-feira em entrevista coletiva o porta-voz da chancelaria, Stefen Seibert.

O acidente aconteceu antes do fim de ano, quando Merkel, fã das caminhadas e de montanhas, caiu no vale alpino de Engadina, perto de Saint Moritz.

A princípio, a chefe de governo pensou que se tratava de uma simples contusão, mas na sexta-feira passada, já de volta a Berlim, decidiu ir ao médico.

A chanceler, que devia voltar nesta semana ao trabalho após o recesso de Natal, havia previsto viajar na quarta-feira à Polônia e na quinta-feira recebia o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, compromissos que foram cancelados.

No entanto, tem intenção de presidir a reunião do Conselho de Ministros desta mesma quarta-feira.

“Ela mantém totalmente a capacidade de agir e de se comunicar”, ressaltou o porta-voz, garantindo que a mandatária continuará trabalhando de casa.

No entanto, acrescentou, por conselho médico durante as próximas três semanas deverá repousar e precisará de apoio para andar.

Seibert explicou que Merkel tentará realizar em Berlim, sede da Chancelaria, algum dos compromissos previstos em sua agenda. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.