Merkel: “Vamos falar com Putin antes de ativar mais sanções econômicas”

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2014 19h39

Bruxelas, 4 jun (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou nesta quarta-feira que sanções econômicas contra a Rússia serão ativadas se Moscou não frear a chegada de separatistas e armas à Ucrânia, mas ressaltou que o G7 concordou em conversar nos próximos dias com o presidente russo, Vladimir Putin, antes de dar este passo.

Merkel explicou, em entrevista coletiva ao término do jantar dos líderes do G7, que não há um “automatismo” para ativar as sanções econômicas em uma situação específica, mas que, se Moscou não evitar que separatistas e armas “cruzem a fronteira” da Ucrânia, “então a fase três estaria a postos”.

No entanto, os líderes de Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália, Alemanha, Canadá e Japão, “estipularam seguir falando” sobre como reagir perante situações específicas, levando em conta a nova situação criada com um novo presidente à frente da Ucrânia.

“Em nossa análise sobre as sanções econômicas (…) dissemos que, se houvesse eleições (na Ucrânia), não ativaríamos por enquanto a fase três e agora vemos que houve eleições e que um presidente foi eleito com sucesso no primeiro turno”, disse.

“Mas por outro lado também vemos ainda efeitos negativos como a desestabilização e, por isso, decidimos abordar isto em nossas conversas com o presidente russo e depois voltar a consultar-nos e formar uma opinião definitiva” sobre as possíveis novas sanções contra Moscou, explicou a chanceler. EFE

cai/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.