Mesmo com apelo da ONU, Israel continua bombardeando Faixa de Gaza

  • Por Jovem Pan
  • 11/07/2014 09h19
  • BlueSky

Israel bombardeou a Faixa de Gaza pelo terceiro dia seguido, apesar dos apelos da ONU para o cessar fogo com a Palestina. O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, reuniu o Conselho de Segurança e pediu pelo fim da onda de violência.

A situação se agravou no fim de junho quando três estudantes judeus morreram depois de um sequestro atribuído ao Hamas, na Cisjordânia. Na semana passada, em aparente retaliação, um jovem palestino foi vítima de um crime semelhante em Jerusalém.

O professor de relações internacionais da PUC de São Paulo disse que a tensão aumenta a cada hora e as autoridades registraram ataques em Tel Aviv. Em entrevista ao repórter Thiago Uberreich, Reginaldo Nasser avaliou que a crise no Oriente Médio jamais será superada.

*Ouça os detalhes no áudio

Na opinião de Reginaldo Nasser, a ONU não tem qualquer força para mediar um conflito no Oriente Médio. O professor de direito internacional da FGV, Salem Nasser, avaliou que a atual crise vai além da morte dos estudantes judeus.

Nasser lembrou ainda que Israel tem o apoio dos Estados Unidos o que dificulta uma solução mais rápida no Oriente Médio. A crise com o Hamas é a mais grave desde o conflito que durou oito dias em 2012.

 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.