Metade do Japão está em alerta para chegada do tufão Nangka
Tóquio, 16 jul (EFE).- Metade do Japão está em alerta meteorológico para a chegada do tufão Nangka, prevista para ocorrer às 21h locais desta quinta-feira (9h em Brasília) no sul país, provocando fortes chuvas e ventos.
O Nangka, 11º tufão da temporada, está se deslocando pelo Oceano Pacífico em direção ao sudoeste do Japão a uma velocidade de 20km/h e provoca ventos de quase 200 km/h, de acordo com o último boletim divulgado pela Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O tufão é considerado como “forte” e deve gerar, além disso, chuvas abundantes e grandes ondas. Por isso, foi declarado o alerta vermelho meteorológico (o segundo nível em uma escala de três) em grande parte das províncias do sul, leste e centro do Japão.
O Nangka chegará por volta das 21h locais na ilha de Shikoku, no sudoeste do país, e ao longo da sexta-feira deve atravessar o extremo sudeste da ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês, segundo as previsões da JMA.
Em Shikoku, as autoridades recomendaram a evacuação de 4.200 pessoas na província de Kochi. Mais de 150 voos previstos para hoje na região foram cancelados, informou a emissora estatal “NHK”.
A aproximação do tufão já está provocando fortes chuvas em grande parte do país. Por esse motivo, a JMA alertou sobre a possibilidade de deslizamentos de terras em cinco províncias.
Em Tóquio, foram canceladas 25 viagens de trem com destino a Yamanashi, uma das províncias atingidas pelas chuvas, assim como uma conhecida linha que conecta a capital do país com Hakone, um popular destino turístico próximo ao monte Fuji, acabou suspensa pelas autoridades. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.