Metade dos fundos de campanha presidencial dos EUA vem de 158 famílias

  • Por EFE
  • 11/10/2015 11h00
Wikimedia Commons Casa branca e jardim Em comunicado, a Casa Branca anunciou os responsáveis por liderar a força-tarefa para combater a varíola dos macacos nacionalmente

A metade do dinheiro arrecadado para a campanha presidencial dos Estados Unidos provém de apenas 158 famílias, a maioria formada por pessoas brancas e ricas, segundo informações divulgadas neste sábado (11) pelo jornal “The New York Times”.

As fortunas procedem especialmente de homens de negócios que fizeram fortunas se dedicando às finanças e ao setor energético e que querem ter boa relação com a classe política. Os homens predominam acima das mulheres, e os brancos, sobre os negros.

As 158 famílias contabilizadas pelo jornal fizeram doações que chegam a um total de US$ 176 milhões a pré-candidatos à corrida pela Casa Branca tanto democratas quanto republicanos.

Segundo o “New York Times”, é preciso volta aos tempos do Watergate para encontrar um período pré-eleitoral que movimentou tanto dinheiro e a tantos meses da votação.

Embora os US$ 176 milhões tenham sido destinados tanto a republicanos quanto a democratas, a pesquisa do periódico indica que mais da metade das doações acabou no partido conservador, cujo líder nas pesquisas por enquanto é o multimilionário Donald Trump.

Por trás disso, estaria a lógica de buscar regulações mais flexíveis e menos impositivas para seus negócios. Apenas 20 dessas famílias nasceram fora dos EUA.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.