Metrô de SP publica edital para conclusão da Linha 4-Amarela

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2015 17h23

Vista do canteiro de obras da plataforma da Estação Mackenzie Higienopolis da Linha 4 Amarela

Futura Press/Folhapress Linha 4 amarela

O Metrô de São Paulo publicou nesta terça-feira (24) o edital de licitação de concorrência internacional para a execução das obras de conclusão da Linha 4-Amarela. Orçadas em R$ 1,3 bilhão, as obras têm financiamento do Banco Mundial.

Em entrevista a Jovem Pan, o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni afirmou que os contratos com o consórcio espanhol, Isolux Corsán-Corviam foram rescindidos pela “não execução satisfatória das obras”. As multas pelas obras paralisadas chegam a R$ 23,5 milhões e correspondem a 5% do valor correspondente ao que faltava executar.

O secretário ressaltou que os serviços do edital de licitação incluem a conclusão das estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freira, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. “Acreditamos que de 120 a 180 dias retomamos as obras e daí teremos um cronograma para cada uma das estações”, disse.

Mesmo com a crise econômica e o envolvimento de empresas ligadas à Operação Lava Jato, Clodoaldo Pelissioni acredita em um grande interesse internacional. “Acreditamos que sim [haverá interesse]. Principalmente em virtude da inexistência de obras públicas novas no Brasil, no momento, e também pelo Metrô ser um bom pagador. Temos recursos garantidos no banco Mundial para financiar a obra inteira”, afirmou.

Além da Linha 4-Amarela

O secretário ressaltou que além da segunda fase da Linha 4-Amarela, há a intenção de ampliar o alcance da linha para fora da capital paulista. “Temos em execução um projeto básico para levar a Linha 4-Amarela até Taboão da Serra. Estamos ainda concluindo o projeto para depois pautarmos a obra no futuro. Neste momento a prioridade é executar até a Vila Sônia”, disse.

Até o momento, segundo Pelissioni, o Estado segue com cinco obras no Metrô “ao mesmo tempo”. Além da extensão da Linha 4-Amarela, existem dez estações em obras na Linha 5-Lilás, monotrilho da Linha 15-Prata e Linha 17-Ouro, além da Linha 6-Laranja.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.