Metroviários decidem não fazer greve na estreia da Copa do Mundo

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2014 21h50

Os metroviários de São Paulo decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (11), não continuar com a greve nesta quinta-feira (12), data da abertura da Copa do Mundo de 2014. O objetivo dos trabalhadores, agora, é promover uma grande campanha nacional e internacional, segundo a página dos metroviários, pela readmissão dos 42 demitidos.

Os funcionários do Metrô começaram com a greve na última quinta-feira (5) e durou até segunda (9). No domingo, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), considerou a paralisação abusiva, culminando na demissão dos 42 funcionários. No dia seguinte, mesmo com a decisão do governador Geraldo Alckmin de não voltar atrás nas demissões, os metroviários voltaram ao trabalho.

O maior entrave na negociação era o índice de reajuste. O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Metroviários de São Paulo pedia, inicialmente, 35,47% de aumento. O valor foi reduzido para 16,5% e, na última audiência, para 12,2%. O Metrô ofereceu 5,2%; 7,98% e, finalmente, 8,7%. Na última reunião, os trabalhadores acenaram com a aceitação da última proposta, contato que o governo voltasse atrás nas demissões. Até agora, isso não aconteceu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.