México anuncia recaptura de “El Chapo” Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa

  • Por Agência EFE
  • 08/01/2016 17h13
  • BlueSky
EFE Traficante de drogas

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta sexta-feira a recaptura do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, líder do Cartel de Sinaloa, que estava foragido da justiça após fugir pela segunda vez de uma prisão de segurança máxima em 11 de julho do ano passado.

“Missão cumprida: nós o temos. Quero informar aos mexicanos que Joaquín Guzmán Loera foi detido”, anunciou Peña Nieto no Twitter, embora sem detalhar onde ou quando ele foi preso.

O traficante de drogas Joaquín El Chapo Guzmán havia fugido da prisão do Estado do México (centro do país), em julho do ano passado, na qual estava preso desde sua detenção em fevereiro de 2014, na segunda vez que escapa de uma prisão mexicana.

Nascido em 1957, Joaquín Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, começou sua carreira criminosa nos anos 80 como braço direito de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção em 1989 o levou a fundar sua própria organização em Sinaloa, seu estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de onde foi extraditado para o México e em 19 de janeiro de 2001 fugiu da prisão de Puente Grande, estado ocidental de Jalisco, a bordo de um caminhão de limpeza graças à ajuda dada por alguns funcionários do presídio.

Sua última detenção, em 22 de fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe contra o narcotráfico no México em uma década, pois Guzmán era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.