México bloqueará acesso de narcotraficantes a seu sistema financeiro

  • Por Agencia EFE
  • 13/04/2014 00h44

Washington, 13 abr (EFE).- O governo mexicano anunciará “nos próximos dias” uma lista de indivíduos e empresas relacionadas com o narcotráfico, aos quais bloqueará pela primeira vez o acesso a seu sistema financeiro e para o qual colaborou com os Estados Unidos.

“Temos já o acordo com os Estados Unidos e nos próximos dias vamos emitir a lista mexicana”, adiantou neste sábado em entrevista coletiva o secretário de Fazenda mexicano Luis Videgaray, que participou de Washington na reunião conjunta do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).

O México terá sua própria lista de narcotraficantes aos quais bloqueará o acesso a seu sistema financeiro, mas usará também a lista do Tesouro dos EUA e das Nações Unidas.

O titular de Fazenda mexicano disse que teve esta semana uma reunião em Washington com o secretário do Tesouro americano Jack Lew para fechar um acordo “nos tempos e procedimentos”.

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA bloqueia há anos o acesso a seu sistema financeiro a indivíduos e empresas mexicanas e de outros países vinculados com o narcotráfico.

Mas até agora no México não havia reciprocidade, algo que se espera se reverta após o anúncio da secretária de Fazenda mexicana dos próximos dias.

“A proibição não é às pessoas, mas aos intermediários financeiros para se abster de realizar operações com quem está nesta lista”, afirmou Videgaray.

As pessoas na lista não poderão realizar operações com bancos, casas de bolsa ou qualquer outra instituição do sistema financeiro regulado pela Secretária de Fazenda. EFE

tb/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.