México emite alerta por roubo de material radioativo “muito perigoso”

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 02h32
  • BlueSky

Cidade do México, 15 abr (EFE).- A Coordenação Nacional de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Governo do México, emitiu um alerta nesta quarta-feira (data local) pelo roubo de uma fonte radioativa “muito perigosa” no município de Cárdenas, no estado de Tabasco, região sudeste do país.

Foram alertadas as unidades estaduais de Defesa Civil de Tabasco, Campeche, Chiapas, Oaxaca e Veracruz, além dos órgãos federais de segurança do Sistema Nacional de Defesa Civil, a Secretaria de Defesa Nacional, a Marinha e a Polícia Federal.

O alerta é de categoria 2, o que significa que “se (o material) for extraído de seu recipiente, será uma fonte muito perigosa para as pessoas”, afirmou a Coordenação Nacional de Defesa Civil em comunicado.

De acordo com a nota, a empresa Garantia Radiográfica e Engenharia informou à Comissão Nacional de Segurança Nuclear que uma fonte de irídio-192, usada na radiografia industrial móvel, foi roubada de uma caminhonete no dia 13 de abril.

“Se não manejado em condições de segurança tecnológica ou se não protegido do ponto de vista físico, essa fonte pode causar lesões permanentes à pessoa que a manipule ou entre em contato com ela durante um intervalo de tempo curto, podendo ser fatal em um período prolongado”, indicou órgão. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.