México faz operação para capturar líder de cartel que fugiu de presídio

  • Por Agencia EFE
  • 12/07/2015 11h04
  • BlueSky

Cidade do México, 12 jul (EFE).- As forças de segurança mexicanas realizam uma ampla operação para capturar o chefe do carte de Sinaloa, Joaquín “El Chapo” Guzmán, que ontem à noite fugiu da penitenciária Altiplano I, no estado do México.

O titular da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, informou neste domingo em entrevista coletiva que, quando a fuga foi descoberta, foi ativado “um protocolo de segurança de alerta vermelho”, que exige, além do reforço da “segurança no perímetro” do presídio, o estabelecimento de “pontos de revista nas principais vias de acesso” à região.

De acordo com Rubido, 18 funcionários da penitenciária foram interrogados a respeito da fuga. Além disso, foram suspensas as operações no aeroporto internacional de Toluca, que fica a 25 quilômetros do presídio.

“El Chapo” Guzmán, que com essa fuga voltou a ser o homem mais procurado pelas justiças de México e Estados Unidos, escapou da prisão por um túnel que a ligava até uma casa a 1,5 quilômetro de distância, ainda segundo Rubido.

Policiais que revistaram a cela onde ele estava encontraram “um buraco de 50 por 50 centímetros e 1,5 metro de profundidade que levava a um duto vertical”, e este por sua vez, ao túnel. EFE

rac/id

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.