México nega ter sido alertado pelos EUA sobre fuga de “El Chapo”
Cidade do México, 13 jul (EFE).- O secretário de Governo do México, Miguel Ángel Osorio, afirmou nesta segunda-feira (data local) que o país não foi alertado pelos Estados Unidos sobre os planos de fuga do narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán, desmentindo uma versão divulgada pela imprensa americana.
“Descobriremos de onde vem essa informação para documentar que nunca fomos informados disso”, disse o ministro em entrevista coletiva no qual anunciou a demissão de três servidores envolvidos na administração penitenciária por causa da fuga.
A emissora americana “CBS” informou hoje que a Agência Antidrogas dos EUA (DEA) informou ao governo do México sobre diversos planos de fuga do chefe do Cartel de Sinaloa, que escapou no sábado de uma prisão de segurança máxima.
Segundo fontes citadas pela emissora, a DEA interceptou informações sobre os planos, assim como conversas entre um dos filhos de “El Chapo” e outros cúmplices para tirar o narcotraficante da prisão de Planalto I, no qual estava recluso.
No entanto, a “CBS” indicou que nenhuma das informações interceptadas pela DEA se referia ao plano executado por Gúzman no sábado. “El Chapo” escapou através de um túnel até uma casa situada a 1,5km de distância da prisão. EFE
msc/lvl
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.