México recuperou 6.733 crianças que migravam sem companhia aos EUA em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 21/06/2015 21h06

Cidade do México, 21 jun (EFE).- Autoridades mexicanas informaram neste domingo que já atenderam neste ano 6.733 menores migrantes após terem sido resgatados por agentes migratórios quando viajavam sozinhos sob orientação de traficantes de pessoas com a promessa de entregá-los a seus familiares nos Estados Unidos.

O Sistema Nacional para o Desenvolvimento Integral da Família (DIF) e o Instituto Nacional de Migração (INM) indicaram em comunicado conjunto que os menores resgatados eram naturais principalmente de Guatemala, Honduras e El Salvador.

As instituições assinalaram que aplicaram estratégias comuns para proteger os direitos das crianças e adolescentes durante sua estadia no país depois de serem resgatados pelo INM das rotas irregulares usadas por traficantes de pessoas, expondo-os a trabalhos forçados, estupros e maus-tratos físicos e verbais, entre outros abusos.

Derivado deste trabalho conjunto, o INM direcionou imediatamente os menores migrantes aos sistemas estaduais e municipais do DIF, que lhes oferecem proteção e atendimento especializado enquanto suas representações consulares verificam sua nacionalidade para entregá-los às autoridades de seu país de origem e posteriormente reuni-los com suas famílias.

As instituições enfatizaram que os sistemas estaduais e municipais do DIF contam com pessoal especializado como médicos, psicólogos e assistentes sociais para atender oportunamente a todas as crianças e adolescentes direcionadas a seus abrigos.

Os dois organismos detalharam que até agora, em 2015, foram resgatados no total 11.893 menores originais principalmente dos países mencionados, dos quais 5.780 viajavam com algum parente.

Dos resgatados, 4.029 tinham entre 0 e 11 anos de idade e 7.864 entre 12 e 17 anos. Do total, 8.060 eram homens e 3.833 mulheres.

O comunicado ressaltou ainda que de janeiro a maio de 2013 o INM recuperou 3.496 menores estrangeiros e em 2014 o número correspondente foi de 8.003. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.