Mia Farrow visitará deslocados em nova viagem à República Centro-Africana

  • Por Agencia EFE
  • 27/06/2014 17h57

Nações Unidas, 27 jun (EFE).- A atriz Mia Farrow, embaixadora da boa vontade da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), viajará na semana que vem para a República Centro-Africana para avaliar o impacto do conflito na população infantil do país, segundo anunciou nesta sexta-feira a agência da ONU.

A viagem será a quarta Farrow realizará para a República Centro-Africana e, nesta ocasião, aproveitará para se encontrar com famílias deslocadas pela guerra, antigas crianças soldados e visitará hospitais.

A atriz vem procurando chamar a atenção nos últimos meses sobre a situação no país, que piorou bastante desde a última visita de Mia Farrow, em novembro do ano passado.

A República Centro-Africana sofre com uma espiral de violência protagonizada pelas milícias muçulmanas, partidárias do antigo grupo rebelde Seleka, e cristãs, denominadas Anti-Balaka.

Segundo a Unicef, cerca de 690 mil pessoas foram obrigadas a fugir de seus lares em função da violência no país, e mais de dois milhões de crianças estão sofrendo as consequências da crise.

A coalizão Seleka, composta por quatro grupos rebeldes, pegou em armas no norte do país em dezembro de 2012, ao considerar que o então presidente, François Bozizé, não tinha respeitado os acordos de paz assinados em 2007.

A capital Bangui foi tomada em março de 2013 pela então coalizão rebelde, que assumiu o poder após a fuga do deposto Bozizé.

No final do ano passado, as milícias cristãs Anti-Balaka se revoltaram contra os partidários do Seleka e contra a população muçulmana em geral, em represália pelos abusos cometidos pelos rebeldes durante os meses em que estiveram no poder.

Um frágil governo de transição controla formalmente o país desde janeiro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.