Microsoft reunirá pontos de interesse das favelas cariocas em seus mapas
Rio de Janeiro, 27 mai (EFE).- A Microsoft, através do serviço Bing Maps, apresentou nesta terça-feira a inciativa “Bing Na Área”, que reunirá os principais pontos de interesse das favelas do Rio de Janeiro, tais como restaurantes, albergues, escolas e centros de saúde.
O projeto foi apresentado hoje em um evento no topo da favela do Vidigal, onde o projeto já está em andamento através de um teste piloto.
Com a iniciativa, será possível saber o telefone e o horário de funcionamento de cada ponto de interesse, além de comentários dos usuários e informações adicionais específicas.
Está previsto, segundo o responsável de engenharia da Microsoft Brasil, Lúcio Tinoco, que o serviço esteja disponível até o final deste ano em todas as favelas onde já foram instaladas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).
O projeto é realizado em colaboração com a Prefeitura do Rio de Janeiro, cuja representante na entrevista coletiva, Eduarda La Rocque, garantiu que “mais informação é mais poder para os moradores das favelas da cidade”.
De acordo com a administração municipal, são três os objetivos da iniciativa: facilitar a vida dos moradores das favelas, dinamizar a economia de cada comunidade e atrair o turismo, o que vai trazer melhorias nos bairros pobres, que são cada vez mais atrativos para os visitantes de todo o mundo.
Tinoco, por sua vez, garantiu que “40% das buscas realizadas em um smartphone são para descobrir pontos de interesse próximos”.
Com isso, o engenheiro disse que “(os moradores) não possuíam informações sobre os estabelecimentos locais, como horário de funcionamento ou a localização”, e utilizavam a internet somente para se informar sobre pontos de interesse fora da comunidade.
O objetivo da Microsoft é estender o serviço para áreas similares às favelas cariocas na Índia e na África do Sul. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.