Milhares de húngaros protestam contra governo e a favor da União Europeia

  • Por Agencia EFE
  • 17/11/2014 18h59

Budapeste, 17 nov (EFE).- Milhares de húngaros se manifestaram nesta segunda-feira em Budapeste, no que foi batizado como “Dia da Indignação Geral”, contra a corrupção e a política externa do governo nacionalista e a favor da União Europeia (UE).

Além da marcha em Budapeste, a quarta no último mês contra o governo de Viktor Orbán, aconteceram novos protestos em 30 cidades húngaras e, em menor escala, em cidades europeias como Londres, Berlim e Bruxelas.

O detonante destas manifestações foram os planos do governo, depois retirados, de introduzir um imposto sobre o uso da internet.

Na passeata de hoje, os participantes, além de pedir uma “internet livre”, exigiram a demissão da diretora da agência tributária húngara, Ildikó Vida, a quem os Estados Unidos proibiram a entrada no país sob acusações de corrupção.

Orbán negou recentemente que vá forçar a renúncia de Vida e minimizou a importância das medidas dos Estados Unidos, já que, segundo sua opinião, Washington não apresentou provas sobre essas supostas atividades corruptas.

Durante a marcha, os manifestantes, jovens em sua grande maioria, entoaram palavras de ordem como “Sim à Europa”, “Sim à transparência” e “Sim à liberdade”, em referência à política externa da Hungria a favor de uma “abertura ao Leste” e de estreitar laços com a Rússia.

“É preciso sair à rua para mostrar ao povo que faz sentido fazer algo. É preciso motivá-lo”, disse à Agência Efe Tamás Nagy, um jovem que participou do protesto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.