Milhares de jordanianos protestam contra Israel por restrição em mesquita

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 16h39

Amã, 18 set (EFE).- Milhares de jordanianos se manifestaram nesta sexta-feira em distintas cidades do país após a reza do meio-dia para mostrar rejeição à decisão das autoridades israelenses de restringir o acesso à Mesquita de al-Aqsa, o terceiro templo mais sagrado para os muçulmanos.

Nas concentrações, a maior celebrada no centro de Amã, os participantes pediram também o fim da normalização das relações com Israel e a expulsão de seu embaixador.

Os manifestantes também solicitaram a “libertação da Mesquita de al-Aqsa”, que foi arrebata por Israel da Jordânia na guerra de 1967.

Vários oradores pediram ao Executivo jordaniano que realize ações contra o “inimigo sionista”, em referência a Israel, entre elas pôr fim à normalização das relações que começou após a assinatura do acordo de paz de 1994.

“O governo jordaniano deve tomar ações sérias e efetivas para deter as práticas sionista em al-Aqsa”, disse Abdel Rahim Duwair, um dirigente da Irmandade Muçulmana jordanianos, a principal força política do país.

Manifestações similares ocorreram em outras cidades como Zarka, Irbid, Karak e Salt.

Jerusalém Oriental foi hoje novamente palco de tensão e confrontos após a reza muçulmana da sexta-feira, depois que as autoridades israelenses limitaram os acessos à principal mesquita da cidade após uma noite de violentos fatos.

Os enfrentamentos ocorreram pouco depois do meio-dia perto da Portão de Damasco, uma das entradas à cidadela de Jerusalém, em cujo interior se encontra a Esplanada das Mesquitas, que abriga a Cúpula da Rocha e al-Aqsa.

O movimento islamita palestino Hamas tinha convocado para hoje uma “jornada da ira”, após uma semana de duros enfrentamentos entre as forças de segurança israelenses e jovens muçulmanos no recinto sagrado. EFE

am-jfu/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.