Milhares de manifestantes pedem renúncia de Martelly em marcha no Haiti
Porto Príncipe, 16 jan (EFE).- Milhares de pessoas participaram nesta sexta-feira de uma passeata pacífica em Porto Príncipe para exigir a renúncia do presidente do Haiti, Michel Martelly, e a convocação de eleições.
O protesto pela grave situação política, acentuada pela dissolução do parlamento na terça-feira, percorreu os bairros mais pobres da cidade em direção ao Palácio Nacional. Muitos manifestantes carregavam fotos do ex-presidente Jean Bertrand Aristide.
A oposição vem realizando uma série de manifestações e já afirmou que manterá os protestos até abandonar o poder. Neste sábado será realizada uma nova marcha, e na semana que vem as mobilizações continuarão.
Os manifestantes criticaram a embaixadora dos Estados Unidos no Haiti, Pamela White, por considerá-la “cúmplice de Martelly no estabelecimento de uma ditadura”.
Segundo algumas testemunhas, o número de manifestantes foi diminuindo ao longo da marcha devido à ação das forças de segurança que, finalmente, dispersaram a marcha, que não pôde terminar o percurso previsto.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.