Milhares de moscovitas iniciam passeata em memória de Nemtsov
Moscou, 1 mar (EFE).- Milhares de pessoas iniciaram neste domingo, no centro da capital russa, uma passeata em memória do líder opositor liberal Boris Nemtsov, assassinado a tiros perto do Kremlin na noite de sexta-feira.
“Não tenho medo”, “Luta”, “A propaganda mata”, dizem alguns do cartazes levados pelos manifestantes, a maioria dos quais carregam bandeiras russas com faixas pretas e retratos do político assassinado.
A passeata começou em um clima de calma, sem incidentes.
Junto aos arcos de controle de armas instalados pela polícia ocorreram aglomerações devido ao grande número de pessoas que queriam chegar à zona da passeata.
A polícia moscovita desdobrou vários soldados para garantir a segurança da manifestação, autorizada pelo Prefeitura.
A passeata passará pela ponte próximo ao Kremlin onde Nemtsov, de 55 anos, foi mortos após ser atingido por quatro disparos desde um carro.
A oposição atribuiu o assassinato de Nemtsov à intolerância para rumo à dissidência que reina no país.
“As autoridades criaram um clima de ódio, inimizade e perseguição ao tachar a oposição de traidora. Tudo isto não podia acabar de outra maneira”, disse o ex-deputado russo Gennady Gudkov.
O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu à mãe de Nemtsov que “fará tudo o que for possível para que organizadores e autores materiais deste cínico assassinato recebam seu merecido castigo”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.