Milhares de peixes aparecem mortos nas praias de Montevidéu e arredores

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2015 17h11

Montevidéu, 6 mar (EFE).- As autoridades do Uruguai reportaram a aparição de milhares de peixes mortos em diferentes pontos litorâneos do Rio da Prata, entre os departamentos de Montevidéu e Canelones, onde nesta sexta-feira foram retiradas 37 toneladas destes animais, pertencentes à espécie lacha (sardinella aurita).

Os peixes apareceram nas praias da Cidade Antiga, no entorno histórico da capital uruguaia, até Atlântida, um trecho de cerca de 45 quilômetros, e no departamento seguinte, de Canelones.

A causa da mortandade ainda não foi confirmada, no entanto, o diretor da Divisão de Limpeza da Intendência de Montevidéu, Andrés Martirena, informou hoje à Agência Efe que estudos da água estão sendo feitos constantemente para esclarecer a origem do problema.

“Aparentemente não há nada afetado”, disse sobre se tratar de uma questão tóxica, e cogitou que talvez seja um problema de salinidade na água, já que “o peixe de água doce não tolera a água salgada”.

As primeiras análises não registraram toxicidade na água e mostraram que todos os peixes mortos são da mesma espécie.

Uma brigada de 30 pessoas continuará os trabalhos de remoção dos peixes onde o maquinário não é capaz de entrar.

Martirena acrescentou que no departamento de Montevidéu falta ainda a limpeza nos limites com Canelones, na zona leste, que abrange a praia do bairro de Carrasco e o Arroyo Carrasco.

A espécie lacha (sardinella aurita) é um peixe de tamanho pequeno que raramente passa dos 25 centímetros, que vive perto da superfície até os 350 metros do limite da plataforma continental. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.