Milhares de poloneses se manifestam em Varsóvia contra amparo de refugiados

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 17h00
  • BlueSky

Berlim, 12 set (EFE).- Milhares de poloneses participaram neste sábado em Varsóvia da manifestação convocada por organizações nacionalistas e de extrema-direita para mostrar rejeição ao amparo de refugiados no país.

Segundo a rede local “TVN24”, cerca de 7 mil pessoas compareceram à convocação, que tinha sido proibida a princípio pela prefeitura da capital e foi permitida depois pelas autoridades regionais.

Vários manifestantes saíram às ruas com bandeiras polonesas e durante a manifestação, na qual houve incidentes isolados, foram cantados slogans contra a “islamização” da Europa.

De acordo com a proposta da Comissão Europeia, a Polônia deveria receber cerca de 12 mil refugiados.

A primeira-ministra polonesa, Ewa Kopacz, anunciou ontem que será realizada uma sessão parlamentar extraordinária na próxima quarta-feira na qual o governo apresentará suas propostas perante a crise dos refugiados.

Kopacz, que considerou que a Polônia tem o “dever” de receber pessoas que fogem para salvar suas vidas, pediu ao parlamento que fale com voz clara no país no qual nasceu Solidariedade, em referência ao sindicato símbolo da luta contra o regime comunista.

Frente à manifestação contra o amparo de imigrantes em Varsóvia, centenas de pessoas se somaram à manifestação convocada na capital sob o lema “Refugiados bem-vindos”, que também foi escutado em outras concentrações organizadas em cidades como Cracóvia, Gdansk e Poznan. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.