Milhares de refugiados chegam à Croácia para seguir rumo à Europa Ocidental

  • Por Agencia EFE
  • 25/09/2015 07h40

Budapeste/Zagreb, 25 set (EFE).- Aproximadamente 8 mil refugiados chegaram na quinta-feira à Croácia em seu caminho rumo à Europa Ocidental, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Ministério do Interior croata, um número similar ao de Hungria e Áustria no mesmo dia.

Desde 15 de setembro e até a meia-noite de ontem, 55 mil migrantes entraram na Croácia, coincidindo com o fechamento da fronteira da Hungria com a Sérvia, o que transformou o território croata em nova zona de passagem na rota dos Bálcãs.

A chuva não impediu durante toda a noite que milhares de novos refugiados continuassem chegando da Sérvia após percorrerem a pé os últimos quilômetros entre os dois países.

Segundo o site de notícias croata “24sata”, 8.500 refugiados chegaram durante a noite ao centro de acolhimento de Opatovac, perto da fronteira sérvia.

As autoridades croatas seguem levando os refugiados registrados para a fronteira com a Hungria, que está terminando a construção de uma cerca nessa divisa.

Na Hungria, a polícia informou que interceptou ontem 8.104 refugiados que entraram no país de forma ilegal, principalmente na fronteira sul, com a Croácia.

Neste ano, o número de refugiados que entraram na Hungria procedentes de zonas em conflito do Oriente Médio supera os 240 mil, mas a imensa maioria destes deixou o país e seguiu rumo à Europa Ocidental, para nações como Alemanha e Suécia.

O primeiro-ministro húngaro se reunirá hoje em Viena com o chanceler austríaco, Werner Faymann, com quem teve vários desencontros nos últimas semanas pelo tratamento dado aos refugiados na Hungria.

Orbán advertiu ontem que seu país poderia acabar permitindo a passagem indiscriminada por seu território de todos os refugiados que querem chegar à Alemanha e a outros países ricos do norte da Europa.

“O chanceler austríaco (Faymann) disse claramente que se só podemos pará-los com cercas, melhor deixá-los passar. É algo que devemos considerar”, declarou Orbán.

A Hungria começou a construir uma cerca na fronteira com a Eslovênia para deter a imigração, após ter terminado outra ao longo de 175 quilômetros na fronteira com a Sérvia, enquanto outras duas estão ainda em construção nos limites com Croácia e Romênia.

Ontem, por volta de 7.500 refugiados chegaram à região austríaca de Burgenlad, na fronteira com a Hungria, segundo a polícia austríaca.

Desde a meia-noite de ontem e até as 6h locais de hoje (1h de Brasília), cerca de 4.500 pessoas entraram na Áustria vindas da Hungria.

A maior parte dos refugiados segue seu caminho para Viena e de lá continua até cidades do sul da Alemanha. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.