Milícia armada ocupa Parlamento líbio em Trípoli

  • Por Agencia EFE
  • 18/05/2014 13h14

Trípoli, 18 mai (EFE).- Uma milícia da cidade líbia de Zintán, situada ao sudoeste da capital, tomou o controle da sede do Parlamento, após enfrentamentos armados com as forças de segurança que protegem o edifício.

Segundo indicaram fontes de segurança, os atacantes pertencem à milícia Al Qaqaa, considerada contrária à corrente islamita da Assembleia Legislativa.

O deputado Hussein al Ansari qualificou de “violentos” os choques armados que se desenvolveram nos arredores do Parlamento, que foi também alvo de bombas por parte dos atacantes.

A irrupção da milícia aconteceu depois que foi cancelada a sessão parlamentar que estava sendo realizando nesse momento e que os legisladores que participavam fossem evacuados do edifício, segundo Al Ansari.

Além disso, fontes de segurança informaram sobre um segundo ataque, lançado aparentemente pelas mesmas milícias, contra a sede do Conselho Militar, situado no bairro de Abu Salim, cerca de sete quilômetros do Congresso Nacional Geral (Parlamento).

Estes enfrentamentos coincidem com a tensa situação de segurança que se vive em Benghazi, segunda cidade do país, após um ataque armado protagonizado na sexta-feira passada por forças militares e milicianos rebeldes fiéis ao general reformado Jalifa Hafter, acusado em fevereiro de planejar um golpe de Estado.

Estes choques, que começaram na sexta-feira, já deixaram 70 mortos e 141 feridos, segundo a última apuração facilitada hoje pelo Ministério da Saúde líbio.

Na sexta-feira passada, homens armados dirigidos por Hafter lançaram um ataque em Benghazi contra vários quartéis de milícias, antes de se retirar para três bairros dos arredores -Al Qawarsha, al Hawari e Sidi Frech. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.