Milicianos palestinos disparam 4 foguetes contra Israel

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2014 06h43

Jerusalém, 13 mar (EFE).- Milicianos palestinos dispararam nesta quinta-feira quatro foguetes contra o sul de Israel que, no entanto, caíram dentro da própria Faixa de Gaza, informou à Agência Efe uma porta-voz militar israelense.

Os foguetes foram lançados pouco depois das 8h30 locais (3h30 de Brasília) do centro da Faixa palestina e “não chegaram a atingir o território israelense”, precisou a porta-voz.

O ataque fracassado acontece depois de uma madrugada de grande tensão em Gaza e no sul de Israel pela escalada de violência que começou ontem na região, quando a Jihad Islâmica disparou dezenas de foguetes, sem causar vítimas, em represália pela morte de três de seus milicianos em um confronto armado no dia anterior com Israel.

Horas depois, a Força Aérea israelense atacou mais de 30 alvos na Faixa palestina, na pior escalada de violência no local desde a ofensiva militar de novembro de 2012.

Na madrugada de hoje, o Exército suspendeu seus ataques a espera de uma decisão do gabinete de Assuntos de Segurança do governo de Benjamin Netanyahu, que está reunido em Jerusalém desde as 11h locais (6h de Brasília).

Netanyahu avaliou a situação durante a madrugada com os comandantes do alto escalão das Forças Armadas, que acreditam que o movimento islamita Hamas, que controla a Faixa desde 2007, não tem interesse em continuar o conflito.

De acordo com o último informe militar, nas últimas horas apenas um foguete lançado de Gaza caiu em território israelense, no conselho regional de Eshkol.

A Jihad Islâmica palestina disse que lançou mais de 100 foguetes durante o que chamou de operação “Romper o silêncio” e 60 deles atingiram o território israelense. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.