Milicianos tribais explodem principal oleoduto do Iêmen

  • Por Agencia EFE
  • 12/07/2014 08h15

Sana, 12 jul (EFE).- Milicianos tribais explodiram neste sábado com o principal oleoduto do Iêmen, situado na província de Marib, ao nordeste de Sana, o que causou a suspensão do fluxo de petróleo, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

Os atacantes explodiram o encanamento na desértica zona de Habab, localizada no distrito de Saruah, na região de Marib, cerca de 190 quilômetros de Sana.

Além disso, a fonte explicou que o atentado gerou um derramamento de petróleo na área, antes de o bombeamento ser suspenso.

O oleoduto transfere um equivalente a 70 mil barris diários de petróleo desde as jazidas de produção em Marib até o porto de exportação na zona de Raas Issa, localizado no litoral iemenita do Mar Vermelho.

Os milicianos tribais costumam sabotar os oleodutos e as conexões de energia elétrica para obrigar as autoridades a libertar a algum parente preso ou conseguir ajuda governamental.

As suspensões do fluxo de petróleo -cuja produção no Iêmen alcança os 250 mil barris diários- causam grandes perdas e déficit ao orçamento geral do Estado, já que as vendas de petróleo fornecem 70% aos cofres estatais.

Em maio passado, as autoridades iemenitas informaram que as perdas geradas por estes atentados superaram os US$ 400 milhões durante o primeiro trimestre de 2014.

Segundo números oficiais, estes tipos de ataques entre março de 2011 e março de 2013, custaram ao governo perdas de US$ 4,7 bilhões. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.