Milícias pró-Rússia reconhecem “muitas baixas” nos combates em Slaviansk
Kramatorsk (Ucrânia), 5 mai (EFE).- As milícias pró-Rússia reconheceram nesta segunda-feira que houve “muitas baixas” nos combates com as forças ucranianas, que foram retomados nesta segunda-feira na cidade de Slaviansk, reduto insurgente da região de Donetsk.
“Continuam os combates. Temos muitas baixas. Pode ser que até 20”, assegurou um dos porta-vozes rebeldes à agência russa “Interfax”.
O insurgente, que detalhou que os mortos são milicianos, destacou que os rebeldes conseguiram “frear o avanço do inimigo nas imediações da cidade, mas com muitas dificuldades”.
A televisão russa confirmou que as milícias pró-Rússia haviam sofrido várias baixas na cidade de Semionovka, nos arredores de Slaviansk, que se somariam a um número indeterminado de civis mortos.
Os pró-Rússia decidiram reforçar o posto de controle situado após a ponte que conduz ao centro da cidade, o principal alvo da ofensiva ucraniana, junto a Kramatorsk, que fica perto.
Por sua vez, o ministro do Interior, Arsén Avakov, reconheceu que em Slaviansk os combates são intensos e que as tropas ucranianas sofreram várias baixas.
Avakov ressaltou que os rebeldes pró-Rússia contam com armamento pesado, o que desacelera o avanço pelas ruas da cidade das forças leais a Kiev.
Segundo o Ministério do Interior, as milícias pró-Rússia seriam integradas por menos de mil de soldados, entre os quais estariam veteranos de guerra e militares que serviram nos exércitos soviético, russo e ucraniano.
Na manhã de hoje, as forças ucranianas conseguiram ficar com o controle da torre de televisão de Slaviansk, situada na aldeia Andreyevka.
As tropas ucranianas, que estão reforçadas por soldados da Guarda Nacional, começaram na sexta-feira passada a nova ofensiva contra Slaviansk e Kramatorsk. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.