Militar americano da Otan e soldado afegão morrem em tiroteio em Jalalabad

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2015 11h11

Cabul, 8 abr (EFE).- Um membro da operação da Otan no Afeganistão e um soldado afegão morreram nesta quarta-feira em uma troca de tiros no leste do país asiático após uma reunião entre líderes locais e representantes dos Estados Unidos, informou a Aliança Atlântica em um comunicado.

“Em um incidente em Jalalabad morreram um membro da (operação da Otan) Apoio Decidido”, fato que “está sob investigação e mais informação estará disponível no momento oportuno”, disse a Otan.

Como costuma ser habitual, a Otan não forneceu detalhes sobre a vítima, o que geralmente é feito pelos governos que integram a operação.

O Pentágono, por sua vez, informou que o membro da Otan morto no ataque no Afeganistão é um soldado americano, que acompanhava a visita de um representante dos Estados Unidos a Jalalabad.

As primeiras informações indicam que o autor do ataque foi o soldado afegão, que atirou contra um grupo de soldados americanos.

Um porta-voz da Otan no Afeganistão, Belcher Christopher, afirmou à Agência Efe que “o incidente envolveu forças da Apoio Decidido em Jalalabad” e as tropas internacionais iniciaram seu “sistema de informação para confirmar” o ocorrido.

A embaixada dos Estados Unidos em Cabul afirmou pelo Twitter ter conhecimento de que “houve uma troca de tiros no qual se viram envolvidos membros da Apoio Decidido perto do complexo do governador provincial em Jalalabad”, capital da província de Nangarhar.

“O incidente aconteceu depois que um alto funcionário dos Estados Unidos se reuniu com o governador”, relatou a embaixada.

O chefe de polícia provincial, Fazal Ahmad Shirzad, disse à Efe que o ataque aconteceu quando um comboio da Aliança Atlântica deixava a sede do governador após uma reunião.

“Na troca de tiros, o soldado afegão, que disparou primeiro, morreu, e outro foi ferido”, enquanto “as tropas estrangeiras podem ter sofrido baixas, mas não temos informação precisa”, afirmou Shirzad.

A Otan encerrou no final em 2014 sua missão de combate no Afeganistão, a Isaf, substituída desde janeiro pela operação Apoio Decidido, que conta com quatro mil soldados em tarefas de assistência e capacitação dos corpos de segurança afegãos.

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos continuaram com sua missão “antiterrorista” no país islâmico com 9.800 soldados, que deve ser mantida até o final do ano, ao invés de ser reduzida até a metade, como o previsto inicialmente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.