Militar ucraniano morre no leste da Ucrânia, o primeiro em três dias

  • Por Agencia EFE
  • 11/03/2015 07h52
  • BlueSky

Kiev, 11 mar (EFE).- Um militar ucraniano morreu nas últimas 24 horas atingido por fogo das milícias pró-Rússia no leste da Ucrânia, enquanto outros quatro ficaram feridos, informou nesta quarta-feira o porta-voz do comando militar de Kiev, Vladislav Selezniov.

Trata-se do primeiro militar ucraniano morto, segundo as informações das autoridades de Kiev, desde 8 de março, quando um soldado morreu em enfrentamentos com os separatistas, que continuam esporadicamente na zona do conflito apesar do cessar-fogo que vigora na região desde meados de fevereiro.

Outro porta-voz das forças de Kiev, Anatoli Stelmaj, denunciou 10 violações do cessar-fogo pelas milícias entre às 20h de ontem e 6h de hoje (horário local), embora tenha reconhecido que a intensidade dos ataques diminuiu nas últimas horas.

As zonas mais conflituosas são, segundo Kiev, os arredores da cidade de Donetsk, principal reduto dos separatistas, e a cidade de Shirokino, a cerca de 20 quilômetros de Mariupol, que se tornou capital alternativa da região de Donetsk leal às autoridades ucranianas.

Por sua parte, o comando militar da autoproclamada República Popular de Donetsk denunciou 16 ataques das forças governamentais nas últimas 24 horas e identificou como zonas mais conflituosas as mesmas apontadas por Kiev.

Desde meados de fevereiro está em vigor na zona do conflito um cessar-fogo selado nos novos acordos de Minsk, assinado após uma longa e dura negociação entre os presidentes da Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.

Kiev e os milicianos pró-Rússia se acusam todos os dias de contínuas violações do cessar-fogo.

Mais de seis pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia nos onze meses que dura o conflito, segundo o último relatório da ONU. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.