Mineração do Chile registra morte da primeira mulher no setor

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2014 22h26
  • BlueSky

Santiago (Chile), 6 set (EFE).- Uma trabalhadora chilena do setor de mineração morreu neste sábado depois que o caminhão que dirigia virou, tornando-se assim a primeira mulher que morreu nesta indústria, a maior do Chile.

Segundo informou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), o acidente aconteceu quando Elena Ávila Zepeda, de 25 anos, dirigia um caminhão na cidade de Los Vilos, no norte do país, a cerca de dois quilômetros de um depósito de resíduos de mineração.

Segundo o boletim policial, se presume que a funcionária perdeu o controle do veículo, caindo de uma altura de 20 metros.

A vítima tinha um contrato a prazo fixo e há dois meses desenvolvia funções como motorista de caminhões da mineradora Los Pelambres.

“Este é um fato com que como mulher e como mãe me entristece e perturba enormemente. É sem dúvida um marco triste na história do país”, assinalou a ministra da Mineração do país, Aurora Williams.

“É um fato que vai ser lembrado e necessariamente deve servir para se aprender e melhorar os padrões de segurança”, completou a ministra.

Em nível nacional, das 229.375 pessoas que trabalham na mineração do Chile, 17.061 são mulheres.

Segundo números oficiais, em 2013 25 pessoas morreram no setor, enquanto neste ano foram registrados 16 acidentes fatais. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.